Para assinalar o Dia Mundial da Criança, o Serviço Educativo da Casa da Música apresenta “Verne - 20 mil músicas submarinas”, um espectáculo que tem como ponto de partida a icónica obra de Júlio Verne, 20 mil léguas submarinas, escritor francês pioneiro na escrita de ficção científica, país tema da programação de 2012.

“Verne - 20 mil músicas submarinas” vai contar com duas apresentações públicas, culminando o projecto artístico e formativo com o mesmo nome, que vai envolver cerca de cinquenta professores. Imersos no imaginário do consagrado autor o palco encher-se-á de música com a ajuda de instrumentos-escultura onde predominam sonoridades recheadas de aventura.

Os artistas, finalistas da formação homónima - professores e educadores revelam neste concerto o seu lado performativo muitas vezes adormecido. Durante a formação os participantes são desafiados a empregar novas metodologias e estratégias de ensino na sala de aula que são partilhadas durante as sessões, paralelamente são arquitectados os momentos deste espectáculo aquático. Ao leme estão Ricardo Batista, António Serginho e Paulo Coelho de Castro. Palavras de Mário Alves e elementos cénicos de Patrícia Costa.

sábado, 31 de março de 2012

Drones

Notas longas, bordão (nota pedal), trémolos (com voz, corpo, instrumentos ou objectos).
Uma nota longa ou som sustentado que, dependendo dos instrumentos, pode ser conseguida com uma técnica básica (exemplo: soprar numa flauta continuamente) ou que pode exigir outras técnicas, como trémolos (exemplo: rufo num tambor, dedilhado numa guitarra) ou trilos (violino).

Quanto à escolha das notas (para os instrumentos melódicos e harmónicos) há várias abordagens possíveis:
- Todas a mesma nota;
- Cada pessoa escolhe a sua nota de uma selecção previamente feita (exemplo: escala pentatónica, escala maior ou menor, escala hexáfona, escala cromática).

EXERCÍCIOS DIVERSOS COM O USO DE NOTAS LONGAS
Notas Longas – Trémolos não simultâneos:
1.
A primeira pessoa executa a nota longa;
Esta dá entrada à pessoa seguinte no círculo;
Quando a segunda pessoa começa a tocar a primeira pára;
O som segue sempre a ordem do círculo.

2.
A primeira pessoa executa a nota longa;
Enquanto toca indica, com o olhar, quem o deverá suceder (não respeitando a ordem do círculo);
Quando asegunda pessoa começa a tocar a primeira pára;
A segunda pessoa escolhe o seu sucessor e a lógica repete-se.

3.
Cada um decide quando deve começar a tocar;
Toca-se apenas até começar a ouvir o som da pessoa seguinte;
É de evitar entradas simultâneas e silêncios;
Experimentar de olhos fechados.

4. (Não realizado)
O mesmo que o anterior, mas aos pares;
Quem toma a iniciativa escolhe um parceiro e define o momento de entrada, fazendo parar automaticamente o duo que estava a tocar nesse momento;
Se dois pares entrarem em simultâneo um dos pares deve parar.

Notas Longas – Trémolos simultâneos:
1.
A primeira pessoa executa a nota longa;
Enquanto toca indica quem o deverá suceder;
Quando a segunda pessoa entra a primeira não pára;
A segunda pessoa escolhe o próximo e vão-se adicionando instrumentos sempre nesta lógica.

Variações:
Cada participante pode dar ordem a qualquer outro para tocar e quem recebe a ordem tem o poder de recusar;
Uma única pessoa lidera as entradas e saídas, sendo mais fácil para explora texturas, dinâmicas, entradas e saídas simultâneas, alterações de altura do som, etc.;
Sempre que o líder renovar o sinal para a execução de notas longas, os participantes tocam uma nota ou som diferente.

Notas curtas:
O líder dá o sinal para as notas curtas;
Cada um decide quando tocar a sua nota curta;
Quem toma a iniciativa escolhe os seus companheiros e dá entrada para a nota curta;
Possibilidade de tocar mais de uma nota curta por grupo, ao sinal do líder.

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